Presidente Dutra: Profissionais de enfermagem fazem manifestação a favor da implantação do novo piso salarial
Os profissionais de enfermagem de Presidente Dutra, atendendo a uma convocação nacional, deram inicio na manhã de hoje (21), a uma paralização nacional da categoria, que se estenderá por 24h, em defesa do piso nacional dos enfermeiros. O Fórum Nacional de Enfermagem convocou os profissionais a realizar esse movimento em defesa do novo piso.
O ato a favor da implantação do piso salarial para os profissionais da enfermagem teve início na manhã desta quarta-feira (21), na praça da brahma, em Presidente Dutra. A movimentação começou com a participação de centenas de enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam em Região. Durante 24h , a ação é seguida de uma paralisação de parte dos profissionais nos segmentos de saúde, tanto em hospitais e postos públicos, quanto privados.
O ato ocorre após a suspensão no Supremo Tribunal Federal (STF), por tempo indeterminado, da Lei nº 14.314/2022, que criou o piso nacional da enfermagem, até que os poderes Executivo e Legislativo apontem fontes pagadoras das novas despesas.
Em Presidente Dutra os profissional se reuniram na antiga praça da Brahma, e percorram as principais ruas da cidade, inclusive a BR 135, trecho urbano,na avenida José Olavo Sampaio seguindo até a praça São Sebastião.
Na última sexta-feira (16), com o placar de sete votos contrários a quatro favoráveis, os ministros do Supremo confirmaram a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que, uma semana antes, havia suspendido a validade do piso e determinado prazo de 60 dias para que Câmara, Senado e governo federal apontem fontes de recursos para pagar o piso.