Como será o funcionamento dos serviços e comércio, em Presidente Dutra e no Maranhão em dia de jogo do Brasil

O Brasil estreia hoje (24), às 16h, contra a Sérvia. No Maranhão, segundo a norma estabelecida pelo Executivo local para a primeira fase da competição, há dois horários definidos. Para os jogos que começam às 16h, ou seja, a partida de estreia hoje e o último jogo, no dia 2 de dezembro, contra Camarões, o expediente será das 8h às 14h. Para a segunda partida, no dia 28 de novembro, às 13h, das 8h às 11h.

Se a Seleção Brasileira se classificar para jogar as etapas seguintes da Copa do Mundo, o expediente nos órgãos do governo maranhense será definido à medida em que os confrontos forem estabelecidos. 

O horário de funcionamento dos órgãos, fundações e autarquias do município de São Luís será diferenciado também, mantendo serviços essenciais inalterados, como Limpeza Pública, Saúde, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito, Defesa Civil e Terminal de Integração de Passageiros.

Governo do Estado

  • 24/11 (quinta-feira): Brasil X Sérvia, 16h. Expediente das 8h às 14h
  • 28/11 (segunda-feira): Brasil X Suíça, 13h. Expediente das 8h às 11h
  • 02/12 (sexta-feira): Brasil X Camarões, 16h. Expediente das 8h às 14h

Prefeitura de Presidente Dutra

  • 24/11 (quinta-feira): Brasil X Sérvia, 16h. Expediente das 8h às 14h
  • 28/11 (segunda-feira): Brasil X Suíça, 13h. Expediente das 7h às 11h
  • 02/12 (sexta-feira): Brasil X Camarões, 16h. Expediente das 8h às 14h

Bancos

Os bancos também seguirão expediente diferente em dias de jogo do Brasil no Catar, seguindo decisão comunicada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

No caso de jogos às 13h, o funcionamento das agências será das 8h30 às 11h30. Nos dias de jogos às 16h, o horário de funcionamento será das 9h às 14h. Em todos os casos, considera-se o horário de Brasília.

Se o Brasil avançar para as etapas seguintes e tiver algum jogo marcado para às 12h, o horário de atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Segundo a Febraban, a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores. 

Supermercados

Os supermercados vão funcionar normalmente neste dia de jogo do Brasil.

Comércio

Sobre o horário de funcionamento do comércio em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que não há regra específica prevista em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Ou seja, as empresas têm liberdade para estabelecer a permanência ou suspensão do expediente. Para a compensação das horas não trabalhadas é necessário firmar, previamente, acordos individuais com os empregados.

Segundo a Fecomércio-MA, em caso de interrupção do expediente por decisão exclusiva da empresa, as horas não trabalhadas não poderão ser compensadas posteriormente pelo empregado.

Imirante.com

%d blogueiros gostam disto: