Governo entrega mais de 3.500 Cadastros Ambientais Rurais a produtores rurais do Maranhão

Um total de 3.590 Cadastros Ambientais Rurais (CARs) foram entregues a produtores rurais do Maranhão, até outubro de 2022, conforme levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). A ação faz parte dos trabalhos, desenvolvidos pelo Governo do Estado, com foco em regularizar os proprietários e possuidores rurais, para que eles tenham acesso a crédito e seguro agrícola.

“Nada melhor do que trazer benefícios aos nossos homens e mulheres do campo. Em Tuntum, por exemplo, nós entregamos 200 escrituras e apresentamos o Cadastro Ambiental Rural, além de colocarmos à disposição das pessoas toda a estrutura da SAF”, contou o titular da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Diego Rolim.

A validação dos cadastros garante segurança técnica e jurídica para os agricultores, que de posse do CAR validado têm o registro de que o imóvel cumpre a legislação ambiental, especialmente o Código Florestal – Lei 12.651/2012.

“A importância de nós recebermos o documento dessa terra é que vamos ter muitos recursos para podermos trabalhar. Vai ter muitos projetos para poder ajudar a população”, comemorou a lavradora Rita Maria.

O também lavrador Domingos José disse que a iniciativa só garante melhorias para o município. “Pra mim essa iniciativa vem melhorar nosso estado e nosso município. Recebi a escritura e o CAR também, que é o principal pra gente estar regularizado e trabalhar certinho”, afirmou ele.  

Uma das vantagens com a validação do CAR é que o imóvel cumpre seu papel ambiental com possibilidades de otimizar seu planejamento econômico, a partir da definição das áreas de uso do solo, e de que forma poderão ser utilizadas as áreas especialmente protegidas no imóvel rural. O CAR validado também é requisito para obtenção de licenças e autorizações ambientais.