Governo investe em equipamento e beneficia pacientes do Hospital Regional de Barra do Corda

No início desta semana, foi realizada a primeira cirurgia ortopédica com auxílio do Arco Cirúrgico no Hospital Regional de Barra do Corda Dr. José de Abreu Silva. O equipamento fornece imagens de Raio-X em tempo real durante o procedimento, beneficiando não somente os pacientes, que não precisarão mais serem transferidos para outras unidades, mas também a equipe médica, que tem mais segurança para realizar a cirurgia, monitorando todo o processo. 

Para o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, a aquisição deste novo equipamento reafirma o compromisso com a qualidade nos atendimentos da rede pública de saúde do estado.  

“Nós trabalhamos dia após dia pensando em sempre levar o que há de melhor, de mais moderno para nossas unidades. Aqui é o SUS que dá certo. Nossos pacientes podem ter certeza que estão em boas mãos e em hospitais muito bem equipados e o melhor, perto de casa”, frisou.  

O aparelho é de última geração e poderá ser utilizado no hospital durante as cirurgias gerais ortopédicas e urológicas.   

Imagem de Raio-X feita em tempo real, durante cirurgia

“Com certeza vai aumentar a resolutividade aqui na unidade, porque muitos pacientes que precisavam fazer cirurgias com auxílio deste equipamento eram transferidos para outras cidades. Agora, vai ser possível realizar o procedimento aqui mesmo no hospital, um ganho muito grande para o paciente e também para a equipe médica, pois traz mais segurança durante as cirurgias”, afirmou diretor da unidade, Adriano Brandes.    

Hospital Regional de Barra do Corda

O hospital integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela EMSERH. Entregue em fevereiro de 2022, beneficia também moradores de Arame, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. Atende demandas de média e alta complexidade.  

Além de ambulatório em Ortopedia, Cirurgia Geral, Cardiologia e Urologia, a unidade presta serviços de apoio diagnóstico com Tomografia, Ultrassonografia (USG), Eletrocardiograma (ECG), Raio-X, Análise Clínica e Endoscopia. O hospital conta com 72 leitos de internação, sendo 62 de enfermaria e 10 leitos de UTI adulto, além de salas de Cirurgia e leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA).