Urnas dão a resposta e mostram quem são os novos nomes da política em Presidente Dutra.

As eleições do último domingo (02), revelaram, pelo menos inicialmente, uma nova conjuntura na política em Presidente Dutra.

As urnas mostraram que os eleitores do nosso município, mais uma vez, mostram ser um dos mais sensatos da região, não seguindo a ordem normal dos fatos e abandonando os que não corresponderam com as expectativas.

Para 2024, pelo menos seis nomes saíram fortalecidos, ao conseguir expressivas votações para si, e para seus candidatos, dos quais cito: Aristeu Nunes, Daniella, Remy Soares, Ricardo Lucena, Carlão Américo e Franklin Torres.

Em números esses são os que se saíram bem e podem compor uma nova conjuntura na política local.  Não necessariamente eles podem ser candidatos na majoritária, mas podem sim, fortalecer grupos e liderar alianças, que a partir de 2023 poderão começar a surgir.

1 – Aristeu Nunes

O atual presidente da Câmara de Presidente Dutra mostrou desenvoltura, ao conseguir articular um grupo em torno da deputada Daniella e da candidata Amanda Gentil, o presidente foi visto desde dos primeiros atos políticos ao lado da Deputada e liderou um grupo em prol de buscar votos para a reeleição de Daniella.

Aristeu se juntou a outros vereadores como Tom Santos e Mano Pingo de Gente conseguindo a expressiva votação de 6.929 votos, cerca de 30,39% do eleitorado de Presidente Dutra.

O presidente surpreendeu ao carregar a bandeira de Amanda Gentil, deixada para por outro grupo político, mas sendo eleita deputada federal.

Aristeu, saiu as ruas, percorreu interiores, e conseguiu 2.218 votos, contribuindo para a vitória da deputada federal mais jovem do Maranhão Amanda Gentil.

2 – Remy Soares

O feito de do jovem médico Remy Soares é considerado expressivo, devido as circunstâncias e ao se lançar pela primeira vez a um cargo público. Remy iniciou sua caminhada política praticamente sem grupo, neste caso, capitaneado pelos vereadores Adonias Colmeia e Raimundo Nava e com apoio de Paula Sereno e Aldeglan Fernandes. Na prática um time pequeno, mas que levou o candidato a números expressivos.

Remy foi votado por 5.497 eleitores em Presidente Dutra e 7.270 em todo o estado, os números revelam que o eleitorado que sim da oportunidade aos novos nomes e no caso de Remy esses votos estão atrelados a busca por uma nova política.

Após a expressiva votação Remy Soares foi o 4º mais bem votado do Partido Progressista e foi chamado pelo presidente André Fufuca para uma conversa que definirá os novos rumos de sua trajetória na política local e regional. Remy apoio o deputado estadual Antonio Pereira e levantou a bandeira de Carlos Brandão e Flávio Dino, todos eleitos.

3 – Daniella

A deputada teve um inicio de 2022 agitado, mas de uma vez por todas, deu a volta por cima e provou que carisma, simplicidade e simpatia, aliado ao trabalho, conquista sim votos.

Daniella teve o apoio da maioria dos líderes políticos de Presidente Dutra, dentre eles Aristeu Nunes, Mano Pingo de Gente e Tom Santos, esses de forma direta, além do prefeito Raimundo da Audiolar.

A deputada foi a mais bem votada no município conseguindo 6.929 votos, 30,29% do eleitorado de Presidente Dutra, que apostaram em Daniella. Ela foi reeleita com 47.277 votos e voltou à assembleia legislativa do maranhão ainda mais forte.

4 – Ricardo Lucena

O próximo presidente da Câmara de vereadores de Presidente Dutra no biênio 2023/2024, provou que tem um rol enorme de apoiadores que ao longo de sua trajetória política vem se mostrando fiel a ele. Ricardo apoio o candidato a deputado estadual Carlos Lula, e com seu time em campo, conseguiu 1.375 votos para o ex-secretário de saúde do estado.

Em Presidente Dutra praticamente não vimos campanha do candidato de Ricardo Lucena, mas nos bastidores a força de dele foi traduzida em votos. Ricardo é um amigo pessoal de Flavio Dino e é tido como o nome mais bem articulado com o agora senador.

5 – Carlão Américo

Para muitos a grande surpresa, pois não tinha apoio, não tinha fundo eleitoral, mas tinha o que ao longo da política de Presidente Dutra tem feito a diferença para muitos, o voto de protesto e a busca por novos nomes.

Carlão começou a sua trajetória com apoio apenas da namorada e do professores Hermes, diga-se de passagem, seu grande incentivador, que propôs ao mesmo se lançar candidato. O advogado e professor viu seu nome crescer ao longo de 45 dias, conseguindo conseguiu em seu primeiro ano de vida pública 936 votos em Presidente Dutra, em todo estado foram 1.191, habilitando-o a buscar uma vaga na câmara em 2024.

6 – Franklin Torres

Vimos falar muito pouco de Franklin Torres durante as eleições. O vereador fez uma campanha para seu candidato de forma tímida, sem desperta holofotes, não gerando qualquer tipo de concorrência, confesso que nos dias que antecederam as eleições, cresceu em Presidente Dutra, o nome de Pedro Lucas Fernandes, candidato e deputado federal, apoiado pelo vereador.

Pedro Lucas, através do apoio de Franklin alcançou a expressiva votação de 897 votos, e pelo modelo adotado pelos apoiadores no, os números podem ser considerados expressivos, mostrando que o vereador está bem preparado e articulado para 2024.

Hoje podemos dizer que por mais que alguns tentem ignorar, as urnas em Presidente Dutra deram uma resposta, se elas se traduzirão em força para o ano de 2024 não sabemos, porém, os políticos e a sociedade devem ficar atentos aos novos rumos da política de Presidente Dutra.

E que venha 2024!!