Com a força dos Leões, Carlos Brandão, do PSB, é reeleito governador do Maranhão, com 51%; WR amarga 3ª colocação.

O atual governador do Maranhão, Carlos Brandão, do PSB, foi reeleito ao governo do Estado neste domingo (2), para os próximos quatro anos, de acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato teve mais de 1 milhão e setecentos votos, correspondente a 51,28% dos votos válidos (até às 1h50 desta madrugada – com 99,98% das urnas apuradas), contra 24,87% do segundo colocado (Lahésio Bonfim, do PSC).

A reeleição mantém Brandão no cargo de governador, após mais de sete anos como vice-governador e, também, em seguida à saída do ex-governador Flávio Dino (PSB), também eleito nesta noite, para o cargo de senador (com mais de 62% dos votos válidos e mais de dois milhões de votos).

“Agradeço ao povo do Maranhão pelo carinho e por toda a confiança. Confiança essa que esteve presente em cada carreata, caminhada e comício pelo nosso estado. Juntos, vamos ajudar Lula a reconstruir a democracia deste país e fazer o Maranhão avançar mais, muito mais. A todos, muito obrigado!”, agradeceu Brandão em pronunciamento oficial após a vitória.

Para o governador, o resultado é reflexo de que os maranhenses querem governo estadual e federal atuando em prol de cada cidadão. “Tenho 15 anos de atuação na vida política, 30 anos de experiência na vida pública e sou ficha limpa. Com o apoio de Flávio Dino, Luiz Inácio Lula da Silva e Felipe Camarão, a continuidade às conquistas dos últimos anos será dada por todo o Maranhão. Melhorar o que precisa ser melhorado e iniciar novos projetos, gerando oportunidades, emprego e renda para os maranhenses. Assim será o meu novo governo”, pontuou.

Carlos Brandão

Nascido em Colinas, no médio sertão maranhense, Carlos Brandão tem 64 anos, é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e é casado com Larissa Brandão, com quem tem dois filhos: Lethicia e Gabriel.

Nos anos 90, Brandão foi três vezes secretário de Estado, ocupando cargos como o de secretário Chefe da Casa Civil. Em 2006, em sua primeira eleição, foi eleito deputado federal, com 135 mil votos – sendo reeleito em 2010. Em dois mandatos, foi reconhecido como um dos melhores parlamentares do país, segundo a revista Veja.

Na Câmara dos Deputados, criou a lei que estendeu a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aos vales dos rios Mearim e Itapecuru, melhorando os indicadores sociais nas áreas da saúde, educação e geração de emprego e renda. Graças a esta inclusão, o valor investido na Codevasf, já em seu primeiro ano, cresceu de R$ 30 milhões para R$ 530 milhões, beneficiando mais de 150 municípios maranhenses.

Entre seus outros trabalhos, se destacam a proposta encaminhada ao Ministério da Saúde que incluiu os médicos-veterinários no programa Saúde da Família, ajudando na prevenção de epidemias em todo o país; e também a criação dos projetos de lei em benefício da cultura maranhense e nordestina, como o Dia Nacional do Bumba Meu Boi e o Dia Nacional do Vaqueiro Nordestino.

Da pavimentação da BR-226 à manutenção e recuperação das demais BRs no Maranhão, Brandão atuou, ainda, na elaboração de projetos para a transposição do Parnaíba, construção de ginásio de desportes e lazer, reformas de praças, entrega de carros e de equipamentos de saúde, assim como de ônibus para sistemas educacionais, além de melhorias na qualidade de ensino de instituições como IFMA, UFMA e UEMA.

Em 2014, foi eleito vice-governador, atuando por dois mandatos na gestão do ex-governador Flávio Dino. Nesse período, foi responsável pelos projetos especiais do governo do Maranhão, liderando diversas missões internacionais, que passou por países como China, Coreia do Sul, Índia, Irã, Singapura e Vietnã, entre outros, trazendo novos investimentos e negócios para o Maranhão.

Brandão presidiu, também, o Conselho de Administração (Consad) da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), por dois mandatos.