Em protesto contra a suspensão do piso nacional dos enfermeiros, manifestante bloqueiam a BR 135 em Presidente Dutra; protesto pacifico encerrou às 09:30 da manhã.

Cerca de 400 enfermeiros bloquearam a BR 135, na manhã desta sexta-feira (09), por volta das 07h00min, em Presidente Dutra. Os profissionais reivindicam a manutenção do piso nacional da categoria, sancionado pelo presidente Bolsonaro e suspenso pelo ministro do STF, Roberto Barroso.

Os manifestantes atearam fogo em pneus impedindo a passagem de veículos, nos dois sentidos da via. Com faixas, cartazes e gritos de ordem, eles paralisaram a rodovia por cerca de uma hora.

A policia militar foi acionada para conter qualquer tido de desordem entre manifestantes e motoristas, mas tudo transcorreu de forma pacifica. Por volta das 9:00 da manhã o trânsito foi liberado e os enfermeiros seguiram pelas ruas do centro reivindicando seus direitos.

A lei que criou o piso salarial estabeleceu a remuneração de R$ 4.750 para os enfermeiros, mas também para técnicos de enfermagem, que devem receber ao menos 70% desse valor, e para auxiliares de enfermagem e parteiras (50%). A decisão de Barroso atendeu a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde) e outras sete entidades, que ingressaram com ação para inviabilizar a norma, devido à ausência de uma fonte de recursos para o custeio dos novos salários.

%d blogueiros gostam disto: