URGENTE: Após decisão do STF, Enfermeiros de Alto Alegre do Maranhão interditam a BR 135, durante feriado de 07 de setembro.

Centenas de Enfermeiros da cidade de Alto Alegre do Maranhão, resolveram interditar a BR 135, na manhã desta quarta-feira (07), justo no dia que muita gente viajou aproveitando o feriado de 07 de setembro. a rodovia é a uma ligação com muitas cidades do interior do estado.

No ato os manifestantes gritam palavras de ordem, atearam fogo em pneus e estenderam faixas na avenida principal da cidade. A reclamação é pela decisão do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso nacional da enfermagem. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Roberto Barroso suspendeu, no último domingo (04), o piso salarial da enfermagem.

O magistrado deu 60 dias para que governo federal, Estados, Distrito Federal e entidades do setor prestem informações sobre impacto financeiro, riscos de demissões e possível redução na qualidade do serviço prestado.
A decisão de Barroso é liminar (provisória) e foi dada em ação movida pela CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços). Leia a íntegra (258 KB).

A lei do piso salarial da enfermagem estabelece uma remuneração mínima de R$ 4.750 para enfermeiros. Entrou em vigor em 5 de agosto.

Barroso entendeu ser mais adequado que o piso não entre em vigor antes dos esclarecimentos determinados. O magistrado viu risco de piora na prestação do serviço de saúde, principalmente nos hospitais públicos, Santas Casas e hospitais ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

A manifestação não tem rpevisão para ser encerrada nas proximas horas e podem se estender durante todo o dia.

%d blogueiros gostam disto: