Agência Assembleia
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que as festas de fim de ano no Maranhão foram marcadas por acidentes e mortes nas estradas que cortam o estado. O tema foi abordado no programa ‘Café com Notícias’ que foi ao ar nesta segunda-feira (6), pela TV Assembleia. Sob o comando da jornalista Elda Borges, o programa recebeu o inspetor da PRF, Lucas Mourão, que detalhou o balanço da Operação Ano Novo no estado.
O inspetor destacou que as estradas estiveram bastante movimentadas, como é comum para esta época do ano. Segundo Lucas Mourão, o período de Natal de 2024 foi mais tranquilo, se comparado a 2023. Já no Ano Novo, houve aumento de sinistros de trânsito mais graves, mas com redução no número de mortes.
“Para a PRF, este é um período de bastante trabalho, de reforço nas fiscalizações e no efetivo. Observamos que o ano todo de 2024, como um todo, foi mais complexo e, apesar de uma leve redução no número de acidentes, tivemos mais óbitos, infelizmente”, destacou o inspetor.
Segundo Mourão, em 2023 foram registrados três óbitos, enquanto em 2024, duas pessoas morreram. Quanto ao número de acidentes, foram 19 em 2024 e seis em 2023.
“O balanço que fizemos da operação Ano Novo indica que os números poderiam ter sido piores se não fosse uma ação mais enérgica de fiscalização. Em seis dias de operação foram mais de 1.940 infrações flagradas pela PRF, como excesso de velocidade, condutores sem habilitação e ultrapassagens proibidas”, relatou Morão.
Carnaval
O inspetor falou também sobre as próximas ações do órgão, entre as quais a operação que ocorrerá no período de Carnaval.
Durante o programa, o inspetor alertou para a necessidade de cumprir regras de trânsito, a exemplo de não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, usar o de cinto de segurança para passageiros que ocupam também o banco de trás do veículo e uso da cadeirinha para crianças, entre outras.
Mourão destacou ainda as punições para as infrações, o trabalho desenvolvido pela PRF ao longo de todo o ano, bem como os preparativos para as fiscalizações durante o Carnaval.
Mín. 21° Máx. 25°