O deputado federal Rubens Júnior (PT), mestre em direito constitucional, usou suas redes sociais para disparar criticas a tentativa de vitória no tapetão, em ação promovida pelo Solidariedade que tenta tirar a eleição da mesa diretora da Alema, da deputada Iracema Vale (PSB).
Em vídeo publicado em suas redes, Rubens Júnior, que foi companheiro de partido de Othelino por muito tempo, explicou que o critério de desempate adotado pela Alema é constitucional, motivo pelo qual, no seu entendimento, não terá nenhum efeito.
“Boa parte das Assembleias decide que o mais idoso vence a eleição em caso de empate. Outras tantas decidem que é quem tem mais mandatos. E os dois são válidos. Aqui no Congresso Nacional, a Câmara decide que vence quem tem mais mandatos, enquanto o Senado escolhe o mais idoso. Ambos critérios são constitucionais e respeitam a autonomia das Casas legislativas. Portanto, deve prevalecer o regimento interno da Assembleia do Maranhão”, avaliou o petista.
O conteúdo, contrário ao que propõe o partido da irmã de Othelino, dá asas as especulações que correm nos bastidores da política estadual. Em eventual divisão de grupo, Rubens Júnior deixaria de ser dinista e assumiria seu lado brandonista.
maramais.com.br
Mín. 21° Máx. 33°