Foi iniciado nesta quinta-feira, 3, o 4º Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), terá programação em todo o Brasil, nos dias 4, 8 e 9 deste mês.
O Caminhos Literários insere-se no âmbito do programa Fazendo Justiça — parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Conta com o apoio do Canal Curta!, do Grupo Companhia das Letras e da Editora Mostarda.
Com o tema “Adolescências em cena”, o evento debate o audiovisual como forma de expressão para a juventude no sistema socioeducativo. A programação deste ano também marca as comemorações dos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reafirmando o compromisso do CNJ com o direito à cultura como dimensão estruturante da socioeducação.
Da Funac, participam três unidades: Centro Socioeducativo Florescer; Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida e Centro Socioeducativo de Internação Semear, este último em Imperatriz. A escolha destes Centros deve-se aos critérios estabelecidos pelo CNJ, que determinam a participação de Unidades que sejam de internação; Unidades com igualdade de gênero; Unidades descentralizadas (fora de São Luís); e unidades da Grande Ilha.
De acordo com a presidente da Funac, a participação da Funac nesta ação insere-se no Eixo Educação da Fundação. “Engloba tanto o segmento escolarização, quanto cultura, na medida em que são desenvolvidos projetos de incentivo à leitura, literatura e artes”, explica.
Os Centros Socioeducativos da Funac apresentarão produções realizadas pelos adolescentes. Centro Socioeducativo Florescer apresentará o vídeo “Ilha do amor: entrelaçados com suas raízes”. O Sítio Nova Vida realizará o “Maranhão berço de poesias: sarau com práticas lúdicas”. O Semear (Imperatriz), por sua vez, fará uma palestra seguida de roda de conversa, com o tema “Cultura em cena”.
Mín. 23° Máx. 35°