Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
A Escola do Legislativo do Maranhão deu início, na manhã desta terça-feira (10), ao curso de ‘Redação Oficial’, voltado para servidores do Parlamento Estadual. A capacitação, que segue até o dia 12 de junho, tem carga horária de 12 horas e apresenta técnicas e normas com base no Manual de Redação da Presidência da República.
A capacitação visa aprimorar a elaboração de documentos administrativos com mais objetividade, coesão e segurança jurídica nos processos internos da Casa. O uso adequado dos gêneros oficiais, clareza na redação e aplicação correta dos pronomes de tratamento e da norma culta estão entre os temas abordados.
A formação está sendo ministrada pela advogada, mestre em Direito pela PUC/RS e especialista em Língua Portuguesa e Literatura, Geysa Azevedo. Com ampla experiência em comunicação institucional e revisão de textos, atua também como assessora jurídica e de relações governamentais.
Para a professora, dominar a comunicação formal é essencial para o bom funcionamento da administração pública. “A linguagem oficial precisa ser clara, impessoal e eficiente. Quando o servidor conhece as normas e compreende a finalidade de cada documento, ele contribui diretamente para a transparência e a agilidade nos processos internos”, afirmou Geysa Azevedo.
Para a servidora Ilma Anchieta, da Diretoria-Geral, o curso contribui para a qualidade do trabalho desenvolvido na Assembleia. “A clareza e a padronização dos documentos são fundamentais em qualquer setor. A capacitação oferece fundamentos técnicos essenciais e reforça a importância da precisão nas informações que produzimos”, avaliou.
Mín. 23° Máx. 34°