A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta terça-feira (13), o Projeto de Lei nº 106/2025, de autoria da deputada Ana do Gás (PCdoB), que cria o projeto "Mulheres de Joelho, Famílias de Pé". A matéria segue agora para a sanção do governo estadual.
O principal objetivo do PL é fortalecer as redes de mulheres cristãs, abrangendo diversas igrejas, denominações, grupos independentes, sejam eles católicos ou evangélicos. A iniciativa busca manter as famílias maranhenses firmes na fé, através da articulação de políticas públicas e da promoção de amplas parcerias entre diferentes setores da sociedade.
O projeto estabelece a última semana do mês de março como a "Semana Maranhense – Mulheres de Joelho, Famílias de Pé". Durante este período, serão promovidas diversas atividades com o intuito de fortalecer e valorizar as mulheres cristãs e suas famílias. A programação poderá incluir palestras educativas, oficinas profissionalizantes, ações sociais, cultos, missas, momentos de louvor e adoração, além de oficinas de musicalidade.
A deputada Ana do Gás destacou a importância da articulação institucional prevista no PL: "A proposição também estabelece a criação de rede de apoio institucional, articulando as diferentes esferas de governos municipal, estadual e federal, a iniciativa privada, instituições e organismos sociais afins, para apoiarem projetos específicos de grupos de mulheres que desenvolvem essa linha de ação em suas igrejas no decorrer do ano".
Outro ponto relevante do projeto é a instituição do "Selo – Amigo da Família Maranhense". Este selo terá o caráter de reconhecimento público e será concedido aos parceiros que apoiarem os grupos de mulheres cristãs na realização de suas ações e projetos em prol das famílias do Maranhão.
Mín. 23° Máx. 34°