A Polícia Civil do Maranhão cumpriu, nesta quinta-feira (07), em Presidente Dutra, um mandado de prisão preventiva contra F.S.O., de 42 anos, acusado de furto mediante fraude contra idosos na cidade de São Domingos do Maranhão. A ordem de prisão foi expedida pelo Juízo da Primeira Vara do município e cumprida por agentes da Delegacia de São Domingos do Maranhão.
De acordo com as investigações, o suspeito se passava por um “ajudante” em caixas eletrônicos para enganar suas vítimas. No caso que motivou sua prisão, ocorrido no dia 05 de fevereiro de 2025, ele abordou um idoso no interior da agência do Banco Bradesco de São Domingos do Maranhão e se ofereceu para auxiliar na operação do caixa eletrônico.
A vítima, sem desconfiar da intenção criminosa, permitiu que o indivíduo manuseasse o caixa utilizando seu cartão bancário. No entanto, ao final da transação, o golpista trocou o cartão do idoso, entregando um outro em nome de terceiro. Somente dias depois a vítima percebeu o golpe, quando consultou seu extrato bancário e constatou que foram realizados dois empréstimos no total de R$ 1.050,00, além de saques e compras no débito, totalizando um prejuízo de R$ 2.115,75.
Com base nas provas colhidas durante a investigação, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi localizado e preso na cidade de Presidente Dutra. Ele responderá pelo crime de furto mediante fraude (artigo 155, §4°, inciso II, do Código Penal Brasileiro) e permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça a importância da prevenção contra esse tipo de golpe, alertando especialmente idosos e pessoas que possuem dificuldades com o uso de caixas eletrônicos para que não aceitem ajuda de estranhos dentro das agências bancárias.
Mín. 21° Máx. 29°