O prefeito Vanderly Gomes (MDB), da cidade de Amarante do Maranhão, anunciou nesta quarta-feira (26) a suspensão das festividades de carnaval no município. A justificativa é o aumento de casos de Covid em todo o território municipal.
Um decreto assinado pelo gestor impõe a medida de suspensão a locais públicos e privados. A Copa do Trabalhador, um evento esportivo que estava marcado, também foi cancelado.
O decreto proíbe eventos que possam gerar aglomerações, incluindo o uso de som automotivo e a realização de shows, pelo período inicial de 15 dias, podendo ser prorrogado caso necessário.
Há também, no documento, a definição de ponto facultativo nos dias 3, 4 e 5 de março de 2025 para os órgãos da administração pública, com exceção dos serviços essenciais.
“A gestão municipal reforça compromisso com a saúde pública e pede a colaboração da população para conter o avanço do vírus”, escreveu o prefeito em seu perfil em rede social.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) negou a existência de casos positivos de Covid-19 em Amarante do Maranhão e ressaltou que está ajudando o município na prevenção da doença.
Confira a nota da SES:
"A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informa que, até o momento, não há casos positivos de Covid-19 registrados em Amarante do Maranhão, sendo notificados apenas quatro casos negativos.
Para fortalecer o diagnóstico, a SES já disponibilizou 350 testes rápidos ao município e segue apoiando as autoridades locais na prevenção e vacinação.
A Secretaria reforça seu compromisso com os municípios e a população maranhense, garantindo monitoramento contínuo e ações proativas para a saúde pública. Segundo o boletim do Infogripe, o estado apresenta estabilidade nos casos de Covid-19, com desaceleração nas taxas de SRAG."
Mín. 21° Máx. 29°