O presidente da Estratégia Nacional do MP Digital, por intermédio da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público, selecionou uma iniciativa do Ministério Público do Maranhão para integrar a IX Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, que integrará a programação do IX Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic).
Na ocasião, será apresentado o aplicativo Planeja MPMA, criado pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), para garantir mais agilidade e efetividade nas atividades do planejamento estratégico da instituição.
Segundo o diretor da Seplag, o promotor de justiça Fabio Meirelles Mendes, o Planeja MPMA, além de dar maior eficiência no exercício das funções de planejamento, também possibilitou o surgimento de um valioso banco de dados. “Com ele, obtivemos maior eficiência na colheita das propostas dos colegas, ganhamos tempo para fazer as revisões e conseguimos de uma forma mais eficaz e efetiva selecionar as melhores propostas para o Ministério Público”, destacou o diretor da Seplag, enfatizando o apoio e o incentivo do procurador-geral de justiça, Danilo de Castro.
Fábio Mendes lembrou, ainda, que, na revisão do planejamento estratégico do MPMA, que vai de 2021 a 2029, foram realizados quatro encontros regionais nos quais eram escolhidas duas propostas vencedoras por objetivo estratégico. “Com o aplicativo, a gente pode verificar, por exemplo, propostas que ficavam em terceiro e quarto lugares e que sempre apareciam em todas as regionais, porém não eram se sagravam como as escolhidas. Assim, passamos a refletir se não deveriam ser consideradas em virtude de sempre se fazerem presentes em todas as regionais do nosso Estado do Maranhão. O aplicativo permite uma maior efetividade na organização do nosso planejamento estratégico”, enfatizou.
OBJETIVOS
A mostra tem como objetivos apresentar soluções bem-sucedidas na área da inovação e da tecnologia relacionadas às categorias de tecnologias emergentes (IA, IA Generativa); soluções área-meio; soluções área-fim; e estratégia, planejamento e boas-práticas.
Também estão entre as finalidades do evento: estimular o compartilhamento e reuso de soluções (sistemas, projetos, metodologias) desenvolvidas e utilizadas pelos Ministérios Públicos; estimular a cultura de integração entre os ramos e unidades do Ministério Público para o enfrentamento de desafios de forma colaborativa, a fim de otimizar recursos e minimizar barreiras e restrições; sensibilizar toda a instituição sobre a importância da inovação e da tecnologia para o aprimoramento da atuação; promover o trabalho em rede para fomentar a unidade institucional e conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à atuação ministerial.
Redação:CCOM-MPMA
Mín. 21° Máx. 29°