Programa Cidade Empreendedora inicia ações em Tuntum

Programa Cidade Empreendedora inicia ações em Tuntum

Com população estimada em 42.040 habitantes e 682 micro e pequenas empresas em seu território, Tuntum é um dos 53 municípios do Maranhão contemplados com ações do programa executado pelo Sebrae, por meio da parceria com o Governo do Estado.  

A cidade de Tuntum, na região central do estado, é uma das 53 cidades maranhenses contempladas pelo Programa Cidade Empreendedora, por meio da parceria firmada entre Governo do Estado do Maranhão e Sebrae, que é o executor do programa. Tuntum com mais de 42 mil habitantes e 682 micro e pequenas empresas em seu território, deu início as ações do programa com a reunião de alinhamento que reuniu as equipes técnicas do Sebrae e da prefeitura.

Fernando Pessoa, prefeito da cidade de Tuntum abriu o encontro frisando a importância da inclusão do município no programa. 

Após conhecer detalhes do funcionamento do programa, a prefeitura escolheu as soluções empreendedoras complementares, a serem executadas por meio do Cidade Empreendedora no município, além das ações de Base que o programa contempla. As ações complementares serão as oficinas Desenvolvimento Econômico Local (DEL), Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e curso de Elaboração de projetos e capacitação de recursos.

Na ocasião, prefeito municipal de Tuntum, Fernando Pessoa, enfatizou a importância da inclusão do município no programa Cidade Empreendedora. “Já estamos fazendo um bom trabalho, mas tenho certeza que a parceria com o governo do estado e o Sebrae vai nos ajudar ainda mais com o desenvolvimento de Tuntum. Estamos todos juntos e  alinhados com um único propósito”, disse Pessoa.

O setor do comércio em Tuntum corresponde a uma participação de 56% do total de MPE presentes no município, seguido do setor de serviços, que corresponde a 26% do total. Com participação menos expressiva vem os setores de indústria e agronegócio, com participação de 13% para a indústria, e participação de 5% para o setor do agronegócio.

O programa Cidade Empreendedora propõe gerar um ambiente de negócios voltado ao desenvolvimento local, dinamizando a economia e gerando emprego e renda nas cidades participantes. Eixos como educação empreendedora, sala do empreendedor, planejamento estratégico e compras governamentais são alguns dos pontos trabalhados. Tuntum é atendido pela Unidade Regional do Sebrae em Presidente Dutra e possui Sala do Empreendedor, implementada pela Lei Geral e conta com Agente de Desenvolvimento.

Para a gerente regional do Sebrae em Presidente Dutra, Esther Freitas, a cidade agora conta com um grande reforço em prol do desenvolvimento.  “A cidade de Tuntum está dando início ao processo de transformação para se tornar uma Cidade Empreendedora que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e estimular a economia local. São vários eixos estratégicos que vão desde a Educação Empreendedora, aumento de compras públicas de pequenos negócios locais e até capacitação e desenvolvimento de lideranças locais com o objetivo de apresentar projetos e recursos em prol do desenvolvimento de Tuntum. Será um trabalhado de 15 meses onde muitos frutos serão colhidos”, destacou Esther Freitas, sobre as expectativas para a implantação do Programa Cidade Empreendedora em Tuntum.

Para a execução do Cidade Empreendedora nos municípios contemplados pela parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc) e o Sebrae, foi disponibilizado um aporte de cerca de R$ 5 milhões para realização de ações de estímulo ao empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento local, priorizando as vocações produtivas e econômicas dos territórios.

Cidade Empreendedora 

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. A estratégia foi nacionalizada a partir de 2021, e deve ser executada em mais de mil municípios brasileiros até o próximo ano. No Maranhão, para o ciclo 2021-2022, o Sebrae atenderá mais de 70 municípios do estado, que receberão as ações do programa.

A proposta é promover a transformação econômica, social e cultural de municípios, onde o Sebrae parceiriza com poder público e dispõe de uma série de ferramentas para estimular ações de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local, que vão da simplificação e desburocratização da abertura e gestão de pequenos negócios, inclusão de empresas locais em compras públicas, ações de acesso a mercado e a crédito, inserção do empreendedorismo na educação básica municipal, entre várias outras ações.

%d blogueiros gostam disto: