Prefeitura de Presidente Dutra leva ações de cidadania, saúde e educação aos povoados

 

Com o objetivo de facilitar o acesso das famílias que moram na Zona Rural aos serviços sociais disponibilizados pela Prefeitura de Presidente Dutra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social vem realizando diversas ações nos povoados que beneficiam diretamente quem mais precisa. O prefeito Raimundinho da Audiolar vem dando apoio total e participando dos eventos.

Nessa primeira etapa, comunidades de cinco povoados receberão a visita das equipes do Plantão Social, quatro já foram contemplados, Angical, Santa Rita do Sul, São João da Lagoa e Crioli do Joviniano.

De acordo com a Secretária de Assistência Social Izabela Mar Doval, o Plantão Social está sendo realizado em parceria com o “Sorrir Móvel”, programa do governo do estado destinado à saúde bucal. “A diretora Karine (Bazolla) nos ofereceu esse mês cinco datas do “Sorrir Móvel” e eu achei por bem levar para os povoados mais distantes e aproveitamos para convidar as secretarias municipais de saúde e de educação para integrar o nosso Plantão Social”, declarou Izabela.

O Plantão Social está oferecendo serviços diversos. A Secretaria de Assistência Social está levando o cadastro único para que todas as famílias atualizem seus dados no Bolsa Família; e ainda, emissão da carteira do idoso, id jovem, “e em breve vamos começar a emitir a carteira do autista”, garante Izabela Mar do Val.

A secretaria municipal de saúde está disponibilizando equipe vacinal para vacinação contra o covid, vacina do idoso, da gripe e todas as vacinas para crianças. Ainda na saúde, estão havendo palestras sobre hanseníase e Janeiro Branco que trata da saúde mental e atendimento médico.

Ainda de acordo com Izabela Doval, a secretaria municipal de educação está atualizando o cadastro das crianças através do “Busca Ativa” e verificando a frequência escolar. “Porque? Para que aquelas crianças que recebem o Bolsa Família continue recebendo, é preciso que tenha o cartão de vacina em dia e também a frequência escolar, isso é uma condicionante para receber este benefício”, destacou Izabela.

A Secretária de Assistência Social enfatiza que moradores das comunidades contempladas têm mostrado muita alegria com os diversos atendimentos levados a cada morador. “Os moradores tem gostado muito, a gente tem tido uma receptividade muito boa; tem sido ótimo”, finaliza.

Na próxima segunda-feira (30) é a vez do Povoado Calumbí receber o Plantão Social. Os atendimentos começam as 08h da manhã e vão até ao meio dia.

Sair da versão mobile
%%footer%%