Prévia do Censo 2022 aponta queda na população em Presidente Dutra; veja os dados.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última segunda-feira (2), a prévia dos dados já coletados no Censo 2022. Segundo os dados já compartilhados, quase 84% dos brasileiros já foram entrevistados. O Censo iria até novembro, mas foi prorrogado até o fim de janeiro.

Segundo os dados preliminares, com 83.8% das residências já visitadas, Presidente Dutra teve uma redução no número dos habitantes quando comparado com a estimativa do IBGE para 2021. De acordo com a estimativa para 2021, Presidente Dutra tinha 48.267 habitantes. Os dados preliminares do Censo 2022 apontam que o município está com 45.102 habitantes, uma queda em relação a estimativa do próprio instituto.

A redução na estimativa do número de habitantes não é uma boa noticia para o município, tendo em vista que, algumas politicas publicas levam em conta o numero de habitantes do municipio, principalmente quando eles ultrapassam a faixa dos 50 mil, que não será o caso de Presidente Dutra.

Os números podem refletir também na dificuldade de recenceadores coletar as informações, sendo que até o final da coleta esses numeros podem ser alterados e até chegar a estimativa do IBGE informada em 2021.

A divulgação preliminar cumpre a lei que determina o instituto fornecer ano a ano o cálculo da população dos 5.570 municípios do Brasil para o Tribunal de Contas da União (TCU). O Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia. Em 2021, foi novamente adiado por falta de orçamento. Até o mês de janeiro, 183 mil recenseadores têm como objetivo entrevistar um morador em cada casa do país.

%d blogueiros gostam disto: