Brandão fortalece parceria com CLA e planeja lançamento de foguete sul-coreano ainda em 2022

“Mostrar para o Brasil e para o mundo que o governo do Estado é parceiro desse projeto”, destacou o governador Carlos Brandão durante visita às instalações da empresa sul-coreana Innospace, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), na manhã desta quarta-feira (14).

O projeto? A empresa planeja, ainda neste mês de dezembro, realizar o lançamento de um satélite com motor híbrido, patenteado pela própria startup asiática, a partir da base de Alcântara.

A visita de Brandão objetivou discutir a capacitação profissional dos maranhenses para o setor de tecnologia espacial e, também, possibilitar novas parcerias para fortalecimento do Maranhão no programa espacial brasileiro. “Até o fim do ano, faremos este importante lançamento de um foguete sul-coreano da Innospace. Será um importante teste para lançarmos novos satélites por meio de parcerias público-privadas. Afinal, aqui em Alcântara temos todas as condições favoráveis”, pontuou o governador.

Brandão destacou ainda que tanto a visita quanto o futuro lançamento da Innospace integram as ações do governo do Estado em prol do crescimento econômico e tecnológico do Maranhão. “Esta parceria vai trazer grande desenvolvimento para o nosso estado, que vai absorver a nossa mão de obra. A capacitação dos nossos profissionais é algo de extrema importância, para que os maranhenses não fiquem de fora desse projeto”, reforçou.

Além da empresa sul-coreana, empresários do setor aeroespacial dos Estados Unidos e do Canadá também já acertaram o uso da base de Alcântara para o lançamento de foguetes e satélites. “Aqui será um grande centro de lançamento de foguetes e satélites de vários países”, garantiu Carlos Brandão.

%d blogueiros gostam disto: