Secretaria de Saúde de Santa Santa Filomena realiza estratégia para o controle do mosquito da dengue – Aedes aegypti.

A Prefeitura Municipal de Santa Filomena do Maranhão por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu a equipe técnica de Vigilância Epidemiológica do estado do Maranhão, para avaliar os indicadores LIRA (Levantamento do Índice Rápido de infestação do Aedes Aegypti 🦟), que tem como foco principal, realizar um levantamento dos casos de dengue, e dos focos no município de Santa Filomena.

Atualmente, o município se encontra com baixos índices de focos de proliferação do mosquito, mostrando a competente atuação da equipe de saúde municipal. A medida pretende envolver os estudantes na estratégia de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

Com o início do período chuvoso em nossa Região, a Secretaria de Saúde do Municipio através do secretário municipal Niterran Soares, coordenou as equipes do para esse acompanhamento, prevenção e Controle das Arboviroses, compreendo que é essencial o envolvimento do poder público e dos filomeneses. “Esta é a primeira de algumas ações que faremos para discutir quais as melhores ações a serem colocadas em prática” disse o secretário.

Este ano, o Maranhão registrou 5.122 casos de Dengue, 1.472 de Chikungunya e 28 de Zika Vírus, até o momento. As Regiões de Saúde de Timon, Balsas, Barra do Corda, São João dos Patos, Caxias e Zé Doca concentram áreas de maior incidência de casos das arboviroses.

Com a chegada do período chuvoso, devemos redobrar os cuidados. Você também faz parte desse time, vamos juntos contra a dengue!