Mototaxistas e motofretistas são capacitados através do Programa Detran Com o Povo

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) vem realizando, desde o mês de novembro, capacitação profissional da segunda turma dos cursos de mototaxista e motofretista, no âmbito do Programa “Detran Com o Povo”. O curso já foi realizado nos municípios de Imperatriz, Balsas, Açailândia, Santa Inês, Pedreiras, Caxias e São Luís e pretende alcançar outras cidades do Maranhão.

Regulamentados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), os cursos visam a qualificação profissional de mototaxistas e motofretistas, sendo um importante investimento em políticas públicas para geração de resultados benéficos na segurança do trânsito de todo o Maranhão. A primeira etapa da capacitação, que foi realizada de forma virtual, apresentou as normas do Código de Trânsito Brasileiro no que compete às categorias. Já a segunda etapa, foi promovida presencialmente nos municípios maranhenses com os motociclistas aprovados na primeira etapa.

O Programa “Detran com o Povo” está de acordo com a Lei nº 11.570/2021 e objetiva a capacitação de motociclistas, qualificação profissional de mototaxistas e motofretistas. Ao término da capacitação, são distribuídos capacetes e coletes visando a preservação da vida destes usuários que representam maior número nos relatórios de acidentes no trânsito. O Programa também visa incentivar gestores a municipalizar o trânsito de cidades por meio de diversas ações educativas.

“Por meio da capacitação profissional dos mototaxistas e motofretistas, o Governo do Maranhão valoriza essas categorias e contribui para que o nosso estado tenha mais segurança no trânsito. Através dos cursos especializados, são realizadas palestras e, no final, são entregues coletes e capacetes de forma gratuita aos concluintes, proporcionando, também, mais segurança para os mototaxistas e motofretistas. É gratificante promover ações como essa com o nosso maior objetivo, que é salvar vidas no trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira.

Sair da versão mobile
%%footer%%