BOMBA: Prefeito do interior do Maranhão revela que foi procurado para participar de esquema criminosos com recursos do orçamento secreto.

Um prefeito de um município do interior do Maranhão revelou a jornalistas, na última sexta-feira, 25 de novembro de 2022, através de uma ligação pelo WhatsApp que, foi procurado por duas pessoas em sua cidade propondo a ele, a alteração nos dados do sistema do Ministério da Saúde para que a prefeitura recebesse valores vultosos do governo federal, no famoso orçamento secreto.

O prefeito que pediu para não ter seu nome revelado, e muito menos o município ao qual o mesmo pertence. Ao jornalista o gestor municipal disse que em 2021, recebeu em sua cidade a visita de duas pessoas, durante a conversa, os dois apresentaram ao prefeito uma proposta tentadora. “O senhor repassa a senha do sistema para a gente e nós iremos alimentar o sistema. A gente triplica a quantidade de informações quanto a cirurgias, consultas, casos de covid e terapias pós covid. Os recursos serão triplicados”, relatou os criminosos.

Desconfiado e sabendo que se tratava de um crime grave contra a administração pública e contra os cofres da União, o prefeito rejeitou de cara a proposta. O gestor disse ainda que, vários outros prefeitos foram procurados pelos mesmos que estiveram em sua cidade. “Infelizmente, alguns colegas caíram na armadilha”, disse o prefeito.

CASOS ESCANDALOSOS:

Uma investigação em curso aponta para um vergonhoso escândalo dentro da prefeitura de Chapadinha. Segundo o MPF, a secretaria municipal de saúde de Chapadinha alimentou falsamente o sistema do ministério da saúde para receber milhões de reais no setor da covid-19.

O município possui 80 mil habitantes. Ocorre, que entre os meses de janeiro e junho deste ano(2022), a prefeitura alimentou o sistema do ministério da saúde informando, a realização de 207.969 atendimentos de terapias em pessoas que foram acometidas pela Covid-19.

Se a informação fosse verdadeira, Chapadinha seria considerada a cidade no Brasil em que mais se realizou terapias pós-covid.

Terapias pós-covid é quando o paciente se recupera da doença mas fica com sequelas e precisa de tratamento.

Das 20 cidades no Brasil que informaram ao ministério da saúde falsamente a realização de milhões de atendimentos terapêuticos pós-covid, 19 delas encontra-se no Maranhão.

Dos R$ 21 milhões repassados pelo ministério da saúde entre janeiro e junho deste ano para as prefeituras de todo o Brasil tratarem pacientes recuperados da doença e  com sequelas, 93% do valor total veio para 19 cidades do Maranhão. Um total de R$ 19,7 milhões.

O Ministério Público Federal divulgou os nomes de sete  prefeituras do Maranhão com os maiores números e que aponta para um esquema que poderá levar muitos gestores para a cadeia. São elas;

Chapadinha- governada pela prefeita Belezinha

Pedreiras- governada pela prefeita Vanessa Prazeres

Bacabal- governada pelo prefeito Edvan Bradão

Coelho Neto- governada pelo prefeito Bruno Silva

Urbano Santos- governada pelo prefeito Cleminton Barros

Amarante do Maranhão- governada pelo prefeito Vanderly Gomes

Nina Rodrigues- governada pelo prefeito Raimundo Aguiar

Não se pode ainda afirmar se as mesmas pessoas que procuraram o prefeito da cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, são as mesmas que convenceram tais prefeitos acima mencionados a praticar fraude contra o sistema da saúde para receberem mais recursos.

“Casos como estes em que envolvem milhões de reais, não são efetivados sem a autorização do chefe da prefeitura”, relatou o prefeito ao Blog Minuto Barra.

Muitos prefeitos, prefeitas, secretários de saúde, empresas, empresários e políticos poderão ser alvos de operações da polícia federal agora em dezembro ou no máximo, até fevereiro ou março de 2023.

É aguardar e conferir……

Blog Minuto da Barra