URGENTE!! Polícia Civil abre inquérito contra falso advogado em Barra do Corda

A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) desbaratou um esquema de captação irregular de causas e clientes, além da prática de exercício ilegal da profissão e práticas de crimes contra a administração pública, fatos estes ocorridos na cidade de Barra do Corda.

O caso foi levado até a 15ª Delegacia Regional de Polícia Civil, após a subseção da OAB de Barra do Corda encaminhar ofício à Polícia Civil informando sobre as práticas ilegais que estariam ocorrendo, eis que o falsário se apresentava como advogado aos possíveis clientes. Segundo a polícia, trata-se de Matheus de Carvalho.

Após o início das investigações, as quais foram acompanhadas pela subseção da OAB de Barra do Corda, os policiais apuraram que o indivíduo se aproximava, em regra, da família de pessoas presas em flagrante delito e, aproveitando-se do desespero dos familiares, se apresentava como advogado e oferecia os seus serviços jurídicos com falsas promessas de obter a liberdade imediata do familiar.
Foi apurado que o falso advogado se valia do pretexto de influir na decisão de servidores públicos para obter a confiança dos familiares do preso.

Durante o aprofundamento das investigações, foi descoberto pela Polícia Civil que o falso advogado mantinha um estabelecimento, na antiga rua da feirinha, local este conhecido pela passagem de feirantes e outras pessoas hipossuficientes, sendo prováveis alvos fáceis para nutrir o esquema criminoso.
Na fachada do local, era visível a nomenclatura “ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA”, além de ramos específicos do meio jurídico, indicando que o falsário seria especialista em tais áreas do direito, além disso, não apresentava sequer o nome ou número de inscrição de advogado devidamente credenciado, o que é obrigatório pela lei nº 8.906/94, o Estatuto da OAB.

Segundo o Dr. Fernando Lima e Dra Maria Gilnetes, presidente e vice-presidente da subseção da OAB de Barra do Corda, respectivamente, “a entidade está em constante parceria com a Polícia Civil com a intenção de investigar e combater as infrações penais que maculam a atuação dos verdadeiros advogados e, também, a OAB sempre estará vigilante prezando pela prerrogativa dos seus inscritos”.

A vice-presidente da OAB, advogada Maria Gilnetes, disse ao Blog Minuto Barra que o falso advogado chegou a receber 13 mil reais de uma família que precisava resolver um problema na delegacia.

Informações repassadas pela Delegacia Regional de Barra do Corda e Blog Minuto da Barra.

%d blogueiros gostam disto: