PL pede anulação de votos de 250 mil urnas nas eleições de 2022; Moraes contra-ataca e pede que o partido apresente auditoria também do 1º turno.

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação dos votos de todas as urnas eletrônicas de modelos anteriores ao ano de 2020. A legenda alega que especialistas em tecnologia encontraram evidências de mau funcionamento nos sistemas.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, anunciou nesta terça-feira, 22, que o partido entrou com ação no TSE, com base em auditoria feita por empresa contratada pelo partido, para “contribuir para o fortalecimento da democracia do nosso país”. A decisão foi anunciada em coletiva de imprensa, em Brasília.

O engenheiro Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL), participou da entrevista e explicou que 40,8% das urnas funcionam “da forma esperada”. Nas outras, segundo ele, “é impossível associar o registro de cada atividade ao hardware que teria gerado aquela atividade”, disse.

A solicitação da legenda é de que quase 280 mil itens de votação de modelos anteriores ao ano de 2020 sejam anuladas. “Uma apuração realizada apenas com base nos resultados das urnas do modelo UE2020 (40,82% do total das urnas utilizadas no 2º turno) – que, reitere-se, possibilitam, com a certeza necessária, validar e atestar a idoneidade de seus votos –, o resultado que objetivamente se apresenta atesta, neste espectro de certeza eleitoral impositivo ao pleito, 26.189.721 (vinte e seis milhões, cento e oitenta e nove mil, setecentos e vinte e um) votos ao Presidente Jair Messias Bolsonaro, e 25.111.550 (vinte e cinco milhões, cento e onze mil, quinhentos e cinquenta) votos ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, resultando em 51,05% dos votos válidos para Bolsonaro, e 48,95% para Lula”, diz trecho do documento.

Alexandre de Moraes pede que PL apresente auditoria completa sobre as urnas das eleições.

Em resposta ao pedido de invalidação, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, pediu para que o PL apresentasse a auditoria completa sobre as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições deste ano. Em documento enviado nesta terça-feira (22), o magistrado pede para que o partido apresente a vistoria realizada nos dois turnos do pleito.

“As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições de 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições”, disse o documento enviado pelo TSE.

Para a apresentação do relatório completo, Alexandre de Moraes exigiu, a caráter de urgência, que a auditoria fosse apresentada em até 24 horas.

Sair da versão mobile
%%footer%%