Governador do Maranhão autoriza transporte público gratuito a estudantes que farão a prova do Enem, neste domingo (20)

O transporte público semiurbano da Região Metropolitana de São Luís e também de Imperatriz será gratuito aos candidatos que realizarão, neste domingo (20), a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão em suas redes sociais, nesta quinta-feira (17). Os transportes circularão gratuitamente das 5h às 23h59.

“O benefício será concedido no cartão de estudante. A regulamentação será feita e conduzida pela MOB”, informou o governador por meio de suas mídias sociais.

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informou que para ter acesso ao transporte de forma gratuita, as pessoas que realizarão a prova do Enem devem mostrar a cartão eletrônico de passagem (carteirinha de estudante) no momento do embarque.

Entre os municípios com a gratuidade concedida estão São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, na Grande São Luís; e Imperatriz, Davinópolis, João Lisboa e Governador Edison Lobão, no sul do estado.

A decisão em autorizar a gratuidade do transporte público para aqueles que participarão do certame, principalmente os jovens estudantes, tem o objetivo de estimular cada vez mais a dedicação aos estudos.

“Nosso governador Carlos Brandão autorizou a concessão da gratuidade do sistema semiurbano na Região Metropolitana de São Luís e de Imperatriz, assim os ônibus que fazem essas linhas estarão disponíveis para que os alunos possam ter acesso aos locais de prova, bastando utilizarem o cartão de estudante”, destacou o presidente da MOB, Gilberto Lins.

Inclusão no Ensino Superior

Nos últimos oito anos, o Maranhão vem crescendo a porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que cursam o Ensino Superior, de modo que em relação à população dessa faixa etária, o Maranhão evolui no percentual de 8,1% (2014) para 15,6% (2020), segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2021.

Além disso, o Enem passou a ter outra função importante, pois para o aluno, o resultado da prova serve como acesso ao Ensino Superior em universidades públicas e privadas brasileiras, possibilitando diminuir uma barreira no acesso à educação superior de acordo com a nota alcançada.