Governo investe no HTO de Caxias e oferece novo procedimento à população

O Governo do Estado segue realizando investimentos na saúde e beneficiando a população maranhense. Desta vez, a unidade beneficiada foi o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) de Caxias que, desde a última quarta-feira (26), passou a oferecer um novo procedimento à população. Trata-se da cirurgia ortopédica de artroscopia, procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite investigar o interior de uma articulação usando um aparelho chamado artroscópio. 

“A descentralização dos serviços de saúde é nossa prioridade de governo. E o HTO de Caxias é uma das mais novas unidades hospitalares da rede do Estado que tem como prerrogativa atender os pacientes ortopédicos cirúrgicos eletivos. Além de Caxias, a unidade atende ainda a população de outros municípios da Região Leste do Maranhão”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

A artroscopia é indicada para o reparo de lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos do joelho; reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro; lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo; e biópsia de tecidos intra-articulares nas diversas articulações. 

De acordo com a diretora geral do HTO de Caxias, Juliane Danielly Santos Cunha, o primeiro procedimento feito com a utilização do aparelho foi uma artroscopia de joelho para recuperação do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e Menisco. “As diferentes aplicações da artroscopia proporcionam grande ganho na realização das cirurgias ortopédicas eletivas no HTO Caxias, oferecendo reabilitação adequada aos pacientes ortopédicos da rede do Estado do Maranhão”, afirmou a diretora Juliane Danielly. 

Desde a sua inauguração, no mês de julho, o HTO de Caxias já realizou mais de 300 cirurgias ortopédicas, com bucomaxilo, além de procedimentos com cirurgião plástico e cirurgião vascular. 

O HTO de Caxias realiza diariamente ainda consultas ambulatoriais com ortopedistas das mais diferentes subespecialidades bem como exames de imagem de raio-x, ultrassonografia e tomografia computadorizada. 

A unidade conta com 50 leitos de internação, sendo 10 leitos de UTI adulto e dispõe de um centro cirúrgico com três salas.

%d blogueiros gostam disto: