Vereadores de Dom Pedro prestam solidariedade a vereadora Vieirinha Veloso (REPUBLICANOS) e repudiam os ataques sofridos pela parlamentar

Uma comissão de vereadores da cidade de Dom Pedro-MA, repudiaram os ataques sofridos, por parte da impresa e membros do governo, à vereadora Vieirinha Veloso (REPUBLICANOS).

Recetimente a parlamentar municipal não compareceu a uma sessão da camara, devido a problemas de saúde, devidamente justificado através de um atestado médico emitido por profisisonais de saúde. Após a sua ausencia (justificada), a mesma vem sofrendo uma série de ataques, o que gerou revolta por parte do legislativo municipal, repudiando tais atitudes.

A vereadora Vieirinha Veloso, disse está surpresa com as agressões, e emitiu uma nota repudiando tais atitudes por parte de membros do governo e da impresa. Confira na integra a nota da vereadora.

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DE DOM PEDRO

“Acerca do texto veiculado no Blog do Janiel Souza, esclareço que a Câmara Municipal, como todos os parlamentos do mundo, é uma organização colegiada e suas decisões são tomadas por votação da maioria. Os vereadores têm a prerrogativa e o dever-responsabilidade de convocar secretários municipais para que prestem esclarecimentos sobre as ações de suas pastas.

Ao longo dos últimos 3 meses, após denúncias de agricultores do regime de economia familiar de que não têm nenhum acompanhamento ou assessoria técnica por parte do município, no exercício da atividade parlamentar, visitei pessoalmente a Secretaria Municipal de Agricultura e fui recepcionada pela Secretária Paola. Nessa ocasião foi constatada uma estrutura precária da política municipal de agricultura, incompatível com o orçamento previsto para a pasta na LOA do ano anterior e com a previsão do orçamento para o ano de 2023.

Destaca-se que, apesar de dispor de técnicos lotados na Secretaria Municipal de Agricultura, não existem programas ativos. Em virtude dessa discrepância entre orçamento e operacionalidade da secretaria, propus a convocação da Secretária para esclarecer estes pontos à câmara, que tem a responsabilidade de aprovar e  fiscalizar o orçamento público e de aprovação das contas públicas.

A importância do debate foi reconhecida pela maioria dos demais parlamentares, que aprovaram a proposta de convocação para comparecimento pessoal da secretária. Todavia, por urgente necessidade de saúde, não pude comparecer à sessão por ter que me deslocar às pressas à cidade de Teresina-PI para atendimento médico. Tampouco pude pedir o adiamento da audiência da secretária, tendo em vista que o incidente se deu após o horário de funcionamento regimental da Câmara.

Por fim, esclareço que não houve prejuízo na audiência. A composição da Câmara é orgânica e todos os vereadores gozam da mesma competência institucional para participar da audiência e formular os pontos de questionamento à autoridade convocada. Agradeço à Presidente da Câmara, Vereadora Rosângela Nogueira,  pela condução da audiência; aos Vereadores Ronaldo Amâncio e Ademar Júnior pela direção dos pontos de questionamento para esclarecimentos da Secretária; à Secretária de Agricultura, Paola Joyce, pelo comparecimento e pelas informações prestadas à Câmara e aos demais colegas Vereadores presente” disse a vereadora Vieirinha Veloso.