Comissão de vereadores constatam irregularidades no fornecimento de merenda escolar da rede municipal em Dom Pedro

Atendendo a pedidos de pais de alunos da rede municipal de ensino, da cidade de Dom Pedro, uma comição de vereadores formada pelos edis, Ademar Junior, Jean Silva, Kassia do Zaqueu, Marcos Gomes, Ronaldo Amâncio, Vieirinha Veloso e Vilson Carvalho, visitaram algumas escolas do Município e constataram várias irregularidades entre elas: falta de merenda escolar, alunos sendo mandado pra casa mais cedo, por falta de merenda. Nas poucas escolas que tinham alimento, os mesmos eram de péssima qualidade e baixo valor nutricional, ou seja, “biscoito de água e sal”.

Além da precariedade no fornecimento da merenda os vereadores constataram que o local no qual os alimentos são amazenados não atendem a condições minimas de higiene, e em alguns casos, o material é colocado até no chão, ou em armarios corroidos pela ferrugem.

Imagens coletadas pela comissão que mostram as pessimas condições das estruturas da escola com alimentos sendo mau armazenados

Nas escolas, problemas estruturais, falta de equipamentos, e condições minimas de trabalho. A merenda escolar é de suma importância para o desenvolvimento psicofísico do aluno, auxiliando-o em todos os aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional, econômico e social. Esses aspectos de bem-estar contribuem para que o aluno tenha condições satisfatórias para aprender.

“Segundo a Constituição, são indissociáveis da dignidade humana o acesso ao direito à educação, às unidades escolares, ao transporte adequado dos alunos e ao fornecimento de alimentação aos estudantes de baixa renda. Muitos deles têm na merenda escolar principal ou única refeição do dia”, enfatizou o promotor de justiça,Raimundo Nonato Leite Filho em uma ação ajuizada no dia 29 de setembro na cidade de Alcantara, um caso semelhante ao de Dom Pedro.

O caso requer uma ação imediata do Ministério Público, o qual deve ser acionado pelos vereadores caso o poder executivo não tome as devidas providencias.

A comição de vereadores se comprometeram com os pais e funcionários, que intercederão junto ao executivo e ao MP, soluções para esses sérios problemas!

Sair da versão mobile
%%footer%%