Operação da PF no MA e no Piauí mira supostos desvios de recursos da saúde

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (19) uma operação que visa desarticular um grupo que estaria realizando fraudes por meio de dispensa de licitação em contratos com a Prefeitura de Caxias, no qual foram desviados recursos públicos da saúde que deveriam ser aplicados no combate à pandemia da Covid-19.

A operação foi batizada como ‘Arconte’ e conta com apoio da Controladoria-Geral da União, no qual estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça com a ação de 160 policias federais e quatro servidores da CGU.

Além de Caxias, policiais também estão cumprindo mandados em São Luís e São José de Ribamar. No Piauí, há equipes em Teresina e Cajueiro da Praia.

Segundo a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União identificou que haviam 52 empresas com potencial para serem contratadas para a utilização dos recursos federais enviados para o combate à pandemia.

A PF afirma ainda que tem vídeos em que os investigados aparecem negociando o repasse de recursos públicos com as empresas, além da nomeação de cargos na Prefeitura, em troca da obtenção de vantagens indevidas.

Em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente R$ 9,45 milhões, segundo a PF. Além disso, na casa de um servidor que atuava como Coordenador Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde em Caxias, foram encontrados R$ 86 mil.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão.