Governo promove Ação Resgate alusiva à Campanha Outubro Rosa

Com ênfase na Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), realizou, nesta sexta-feira (7), no Mercado Central, uma edição especial do Ação Resgate.

A ação reforçou a campanha de prevenção ao câncer de mama, oferecendo consultas médicas para as mulheres, além de testes rápidos com atendimento social, de enfermagem e psiquiatria para a população em geral, bem como assistência em saúde mental a pessoas em situação de rua.

“O nosso foco é incentivar o cuidado com a saúde de forma integral. Ou seja, além de receberem assistência multiprofissional, as mulheres com 45 anos ou mais que manifestaram o desejo de fazer a mamografia, foram beneficiadas com o agendamento do exame na Policlínica Diamante, unidade que faz parte da Rede SES”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

Durante a ação, 43 exames de mamografia foram agendados. Também foram realizados 28 atendimentos clínicos à saúde da mulher pela médica clínica geral, aplicados 188 testes de glicemia e 207 testes rápidos para detecção de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites A e B. Na oportunidade, também foram administradas 48 vacinas contra gripe.

Para Adelaide da Conceição, de 32 anos, foi uma oportunidade para as mulheres que não têm tempo de ir a uma unidade de saúde. “Ter um ambiente onde é ofertado o teste rápido e o agendamento para o exame de mamografia é algo muito bom. Neste momento em que estamos, toda oportunidade de incentivar o cuidado com a saúde é bem-vindo”, contou.

Quem também aproveitou os atendimentos da Ação Resgate foi Rosângela Alves, de 39 anos. “Eu trabalho aqui no Centro e quando vi a movimentação, por já conhecer o trabalho do Ação Resgate, resolvi aproveitar o momento e me vacinar contra gripe. É uma estratégia muito boa”, disse.

O CAPS AD Estadual integra a Rede de Saúde Mental da SES e tem como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social pelo uso de drogas. Somente este ano, o serviço já realizou 11.456 atendimentos, resgatando 84 pessoas em situação de rua com as ações externas itinerantes realizadas nas Praças Nauro Machado, João Lisboa, Mercado Central, Deodoro, bem como nas feiras do João Paulo e da Cohab.

Segundo o titular do 3º Distrito Policial, Joviano Furtado, a reunião de vários atores do serviço público contribuem para o bem-estar da população. “A partir desse trabalho conjunto esperamos levar mais dignidade a quem precisa. E a união de órgãos como saúde, segurança e assistência social, nos proporcionará resultados satisfatórios, assim como a boa recepção da comunidade”, explicou.

O CAPS AD Estadual fica localizado no bairro do Monte Castelo, em São Luís, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O equipamento atende pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.

Fonte: Governo do Maranhão