PDT anuncia apoio a Lula no 2º turno das eleições

O presidente do PDT, Carlos Lupi, declarou nesta 3ª feira (4.out.2022) o apoio do partido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo 2º turno das eleições contra Jair Bolsonaro (PL).

“Tomamos a decisão unânime de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula. Que eu chamo de candidatura do 12+1”, afirmou Lupi. Segundo o dirigente, o partido decide e “todos os filiados têm que acatar essa decisão”.Poder360 todos os dias no seu e-mailconcordo com os termos da LGPD.

No 1º turno, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, ficou em 4º lugar, com 3,6 milhões de votos, atrás de Simone Tebet, do MDB, que teve 4,9 milhões de votos.

Há um convite do PT para Lupi viajar a São Paulo (SP) ainda nesta 3ª e celebrar o apoio publicamente, junto a líderes do partido de Lula.

Na reunião da Executiva Nacional do partido nesta 3ª feira (4.out), Ciro defendeu apoio “crítico” para Lula. Segundo ele, isso se traduz em pedir votos para o candidato “menor pior”.

Lupi disse que o ex-ministro e ex-governador do Ceará “não viajará, ficará aqui no Brasil e já declarou esse apoio [a Lula] através do partido”.

Ele não respondeu se Ciro subirá em palanques do PT, mas afirmou que, onde filiados ao PDT forem convidados para participar da campanha de Lula, deverão fazê-lo.

Não admitimos nenhum pedetista apoiando Bolsonaro”, declarou.

Em entrevista a jornalistas na sede do PDT em Brasília, Lupi afirmou que Lula representa uma aproximação maior com o ideário de seu partido.

O dirigente pedetista acrescentou que a decisão de apoiar Lula é, principalmente, “um ‘não’ muito grande” a Bolsonaro, que ele chamou de “aspirante a ditador, malversador do dinheiro público, homem da falsa fé cristã”.

O apoio do PDT a Lula já estava encaminhado desde a 2ª feira (3.out), quando Lupi pediu ao PT que incorporasse no programa de governo do ex-presidente 3 propostas de Ciro.

São elas: o programa de renda mínima de R$ 1.000 por família, a renegociação de dívidas no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o projeto de educação em tempo integral.

Nesta 3ª, a Executiva Nacional do PDT decidiu acrescentar a sugestão ao PT de que Lula assuma também a defesa do chamado “código brasileiro do trabalho”.

Trata-se de uma atualização da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) idealizada pelo líder sindical e presidente municipal do PDT em São Paulo, Antonio Neto, e inscrita no programa de governo que Ciro propôs.

Em suma, o “código brasileiro do trabalho” ajustaria a legislação a tratados assinados pelo Brasil com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e garantiria direitos a trabalhadores de aplicativo.

50 TONS DE CIRO

Durante a campanha, Ciro elevou gradativamente a agressividade das críticas aos governos petistas e a Lula, chamando-o, na reta final, de “fascistoide” e “corrupto”.

No debate da Globo, em 29 de setembro, adotou tom mais respeitoso, dirigindo-se ao adversário como “presidente Lula” e até convergindo com o petista em alguns confrontos diretos ao longo do programa.