Operação “Maquineta” da PF cumpre mandados de busca e apreensão em combate a fraudes ao auxílio emergencial

Na manhã desta terça-feira (30), cerca de 16 policiais federais cumpriram, em São Luís, quatro mandados de busca e apreensão em uma operação de combate a fraudes ao auxílio emergencial.

A operação “Maquineta” verificou que um grupo criminoso fraudou pelo menos 84 benefícios do auxílio emergencial, através de 118 transações, o que corresponde a um valor de R$ 50.400. As fraudes aconteceram do período de 2 a 12 de junho de 2020.

Assim, a partir de representação policial judicialmente deferida pela 1ª Vara Federal, a Polícia Federal cumpriu os quatro mandados capital maranhense, além de medidas de sequestro de bens e valores.

A operação foi batizada de “Maquineta” em alusão à máquina de cartão vinculada ao estabelecimento comercial fictício investigado, que funcionou como principal ferramenta do grupo criminoso para desviar os recursos do auxílio emergencial subtraído das contas das vítimas

Os membros da organização são investigados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 26 anos de reclusão e multa, em caso de condenação.

g1 maranhão