TA NA CONTA: Prefeitura de Presidente Dutra autoriza o pagamento de retroativo para agentes comunitários de saúde e de endemias.

A Prefeitura de Presidente Dutra pagou hoje (27), de forma antecipada os valores retroativos referentes ao piso salarial aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município, que conquistaram o direito garantido por lei federal.

“De acordo com a Lei Federal nº 13.708/2018, o reajuste do piso nacional da categoria dos ACS e ACE entrou em vigor a partir de janeiro de 2019.

O montante será pago aos profissionais que realizam o importante trabalho de prevenção à saúde nas unidades de saúde e de casa em casa, e já está na conta dos servidores. Os pagamentos são referentes aos meses de abril, maio e junho.

O atual salário dos agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias eram de R$ 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta reais) e agora passará para R$ de 2.424,00 (dois mil, quatrocentos e vinte e quatro reais). A determinação do prefeito Raimundinho da Audiolar é reajustar o salário base e pagar, em caráter de urgência, os retroativos referente aos meses de Abril, Maio e Junho. Independente da Legislação Federal, Presidente Dutra já concede o adicional de insalubridade, uniformes e equipamentos de proteção individual para a realização do trabalho dos agentes.

O prefeito Raimundinho da Audiolar ressaltou a importância que tem esse pagamento pois é através desses profissionais que o governo consegue chegar até a ponta e atender a quem realmente precisa. 

Com o pagamento o governo ver mais circulação de dinheiro e a movimentação do comercio local em um momento de crise por que passa todo o cidadão brasileiro.