Indigenas ameaçam bloquear novamente a BR-226 entre Barra do Corda e Grajaú nesta sexta-feira (15).

O governo federal através do ministério da saúde até o presente momento não se manifestou referente as manifestações de indígenas guajajaras que reclamam da saúde indígena.

A saúde indígena no Brasil é coordenada pela Secretaria Nacional do Ministério da Saúde e coordenada nos estados pelos DSEI. Em cada estado existe um coordenador que é nomeado pelo ministro da saúde.

No Maranhão, indígenas reclamam das péssimas condições na saúde pública indígena e exigem a demissão do coordenador do DSEI/MA, senhor Alberto José.

Ficou garantido que, entre segunda(11) e terça-feira(12) o representante do governo federal estaria na reserva indígena. Caciques exigem a saída do diretor do DSEI/MA.

Índios guajajaras bloquearam por duas vezes apenas nestes primeiros 13 dias de julho a Br-226 entre os municípios de Barra do Corda e Grajaú, na região central do Maranhão.

O último bloqueio teve duração de quase 60 horas e provocou um congestionamento de mais de 3 mil caminhões parados em vários trechos da rodovia federal.

O diretor do DSEI no Maranhão, senhor Alberto José, falou no último sábado, 9 de julho, por telefone com o Blogueiro Gildásio Brito. Segundo ele, as ações da saúde indígena estão funcionando no Maranhão. Disse ainda que algumas das exigências não podem ser atendidas, pois a própria constituição proíbe. O blogueiro Gildásio Brito solicitou dele um vídeo para explicando um pouco sua atuação frente ao distrito sanitário. Ele disse que não tinha autorização para gravar vídeo e que teria sido orientado a não gravar entrevistas.

O senador Roberto Rocha e o deputado federal Cléber Verde estiveram na reserva indígena no último domingo conversando com os caciques.

O Blogueiro Gildásio Brito voltou a conversar com um dos caciques, Rogério. Segundo ele, até o presente momento nenhum representante do ministério da saúde se fez presente na Reserva Indígena.

Ele disse que o prazo é até esta sexta-feira, 15 de julho. Se o governo federal não demitir o diretor do DISEI/MA, Alberto José, a Br-226 será bloqueada e só será liberada com a carta de demissão do diretor.

Minuto da Barra

Sair da versão mobile
%%footer%%