Sobe em 25% o número roubos seguidos de mortes no Maranhão

Subiu em 25% o número de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, no Maranhão. Os dados são do Anuário Brasileiro do Fórum de Segurança Pública, referentes ao ano de 2021, divulgados no último dia 28 de junho.

De acordo com o anuário, em 2020 o Maranhão registrou 75 latrocínios, enquanto que em 2021 esse número subiu para 94, um aumento de 19 casos. o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Sílvio Leite, afirmou que, apesar desse aumento, São Luís está em primeiro lugar no ranking de redução, no Nordeste, de crimes violentos.

Ainda segundo o Anuário Brasileiro do Fórum de Segurança Pública, em 2021 o Maranhão registrou o maior aumento de roubo e furto de veículos no país e teve, ainda, a segunda menor despesa por pessoa com a segurança pública, além do crescimento de crimes como latrocínios e estupros. De acordo com o secretário Sílvio Leite, a elevação no número de roubo de veículos foi em nível nacional e afirma que o número de assaltos a veículos diminuiu no Estado.

O secretário da SSP-MA também afirmou que, uma das formas de minimizar a incidência da criminalidade é diminuir os ambientes favoráveis aos crimes.

“Para que ocorra um delito, nós temos um agressor, uma vítima e tem que ter um ambiente favorável. Se ele não tiver esse ambiente favorável, ele não vai realizar nenhum furto, nenhum assalto, não vai cometer nenhum delito. Cabe ao sistema de segurança, como um todo, reduzir, minimizar ou tentar extinguir esse ambiente favorável. É o que nós fazemos no sistema de segurança, através das inúmeras abordagens, das blitze que nós realizamos, inclusive nós temos uma unidade de estatística e análise criminal, que nós mapeamos as principais linhas onde estão sendo assaltadas as pessoas, nós mapeamos, inclusive, agora as paradas de ônibus, porque existem inúmeras modalidades de crime, e à medida em que a gente intensifica ainda mais as abordagens ao ônibus, eles começam a migrar pra outra modalidade, para cometer este crime”, analisou o secretário.

g1 Maranhão