PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL JOSIVALDO JP TENTA APLICAR MANOBRA ELEITORAL NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO E “ TIRO SAI PELA CULATRA”.

O Ministério Público do Maranhão está investigando duas condutas anti-eleitoral praticadas pelo pré-candidato a deputado federal Josivaldo JP. Uma por abuso de poder econômico e outra por campanha extemporânea. Josivaldo JP tentou aplicar uma velha manobra no Ministério Público Eleitoral do Maranhão, porém, “o tiro saiu pela culatra”, pois o mesmo foi denunciado no MP pelas condutas abusivas que desequilibra o jogo eleitoral.

O parlamentar, na tentativa de cooptar antecipadamente os votos dos eleitores na Região Tocantina, no mês de abril e maio, promoveu e propagou em 10 cidades do Maranhão (Bom Jesus das Selvas, João Lisboa, Amarante, Açailândia, Cidelândia, Balsas, Grajaú, Porto Franco, Estreito e Imperatriz) o evento denominado de SOM DA ESPERANÇA com a participação de cantores evangélicos nacionais.

Segundo o analista Dr. Peixoto Silva “a legislação eleitoral não permite tais eventos por mais que sejam desfaçados de culto. O artigo 39 da Lei Eleitora diz que é proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

Segundo consta na denúncia ao Ministério Público, além das falas feitas durante o evento pelo pré-candidato e por políticos da região tocantina, o parlamentar, usava uma carreta contendo um mega outdoor com sua imagem e ainda fazia distribuição de santinho desfaçado de marcador de página.

Todo o material que subsidia a denúncia foram coletados durante a realização do evento e trata-se de provas contundentes da prática de abuso de poder econômico e campanha extemporânea.

Segundo o advogado Brandão Filho, especialista em Direito Eleitoral “em caso de confirmação das condutas denunciadas o pré-candidato Josivaldo JP ficará inelegível para o próximo pleito, não poderá se candidatar, o que atrapalhará o projeto do PSD liderado no Maranhão pelo deputado federal Edilázio Júnior”.

Blog do Alex Carvalho

Deixe um comentário